abril 30, 2008

Botação: qual o meio-campo preferido?

Miguel Sousa Tavares escreveu, nesta semana, que o FCP de Jesualdo joga melhor do que qualquer uma das equipas que esteve nas meias-finais da Champions deste ano. Quem acompanha o nosso campeonato vê no FCP uma equipa demolidora e que, realmente, apresenta o melhor futebol. Obviamente que a opinião de MST é muito discutível, até porque não podemos comparar os níveis de exigência dos campeonatos inglês e espanhol com o português. Por outras palavras, tenho dúvidas se teríamos "pedalada" para nos batermos de igual para igual com qualquer um dos semi-finalistas da Champions...

Esta questão lembrou-me uma outra comparação. A da nossa equipa actual com as equipas do FCP de Mourinho, mais especificamente ao nível do meio-campo. Na era-Mourinho destacou-se um trio de médios que ficarão para sempre na nossa história: Costinha, Deco e Maniche. Neste momento, um outro trio deixa a sua marca: Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Raul Meireles. Estes nada ganharam a nível europeu, ao contrário dos outros, mas nem por isso deixam de formar um tridente indiscutível e determinante na dinâmica do FCP. Apesar de achar Paulo Assunção superior a Costinha e Lucho apenas ligeiramente inferior a Deco (Meireles está a léguas do melhor Maniche), eu dou a minha preferência ao tridente de José Mourinho. E os ilustres visitantes do Pobo do Norte? Qual é a vossa preferência? Para botar na barra lateral. Obrigado pela participação.

Publicado por guardabel em abril 30, 2008 11:21 PM
Comentários

Entre os dois meios-campos, sem dúvida que o de Deco + Maniche + Costinha tinha pedal e força mas também acho que o campeonato português era mais competitivo nessa altura.

Tal como dizes, o Meireles ainda não está à altura do Maniche dado que o último joga com uma condição física tremenda, correndo mais que todos os outros juntos.

No entanto acho que o nosso ganda Porto só tem 2 problemas: as crises de Natal, que já se tornaram históricas e a falta de competitividade da nossa liga, já que tirando o Sporting é impossível encontrar um ataque à altura da nossa defesa.
Pela altura em que nos encontrámos nos oitavos da Champions, não temos defesa com experiência para aguentar Drogbas e Torres.
Engraçado, é que estes 2 problemas aconteceram ao mesmo tempo este ano.
Finalmente a questão do banco. Se estámos entalados não temos nenhuma "arma de arremesso" tanto em criatividade e força, para segundas-partes de combate.
Temos de facto plantel para dar porrada em Portugal, mas pouco mais.

Afixado por: Porrada nos mouros em maio 1, 2008 05:03 AM

Naturalmente, o meio-campo do Mourinho era melhor, tirando o Costinha. O problema da gestao desportiva das participaçoes do FCP na Champions é a falta de competitividade do nosso campeonato. Chegamos ao Natal e a coisa já está mais ou menos decidida, o que tem um claro impacto anímico nos jogadores.

Por exemplo, acho que o Lucho é um jogador que podia dar muito mais, mas o rítmo competitivo do nosso campeonato nao é suficiente. Nao podemos pedir aos jogadores que andem o ano todo a jogar peladinhas com equipas do nível do Benfica e que numa eliminatória da Champions se adaptem de repente a um adversário que vem de um campeonato infinitamente mais competitivo.

Paulo Assunçao é um jogador tacticamente perfeito e é fundamental para segurar o jogo a meio campo. E tem melhor precisao no passe do que o Costinha, que muitas vezes enterrava.

A comparaçao de Meireles com o Maniche dos tempos de Mourinho nem vale a pena fazê-la. Maniche tinha um Meireles em cada perna.

O caso do Liverpool é sintomático. Quando ganhou a Champions acabou o campeonato inglês em 5º e tiveram que mudar as regras do acesso para que pudesse defender o título no ano seguinte.

De resto, o ataque actual do FCP é muito superior àquele que Mourinho teve, com mais e melhores opçoes. Também considero Bosingwa superior a Paulo Ferreira, e Fucile (que é uma adaptaçao) muito melhor que Valente. Já os centrais actuais nao estao ao nível da dupla Ricardo Carvalho - Jorge Costa, o que é compreensível dada a estupenda qualidade desses dois jogadores.

Enfim, acho que o balanço da comparaçao se salda num empate. A diferença entre a actual equipa e a de Mourinho sao essencialmente duas (nada têm a ver com os jogadores):

a) o facto de o actual treinador nao ser um.... Mourinho.

b) se o campeonato já era miserável naqueles dias, veja-se agora como está a tabela para compreender como é difícil manter uma equipa com os níveis competitivos exigidos para uma competiçao como a Champions.

Afixado por: Kostadinov em maio 1, 2008 11:11 AM

Concordo plenamente com as duas opiniões anteriores. Acrescento que o Costinha só era melhor do que o P Assunção no jogo de cabeça e na capacidade para aparecer na área (marcou alguns golos decisivos, como por exemplo na Luz ou no Bessa).

Afixado por: guardabel em maio 1, 2008 01:46 PM

A explicaçao de muita coisa:

http://bp2.blogger.com/_fw9m61IFmhk/SBjMfNaYRwI/AAAAAAAAA2c/JS6VSEQ2Nc0/s1600-h/Img031.jpg

Afixado por: Kostadinov em maio 1, 2008 03:58 PM

Acho que se está a ser injusto com o Costinha. O Costinha podia ser pior técnicamente e menos certinho que o Paulo Assunção mas em termos de determinação e mentalidade, nos seus melhores tempos, estava muito acima do Paulo Assunção. Nos grandes jogos, nacionais e internacionais, nos momentos decisivos, lá surgia ele na área a desiquilibrar e a marcar golos. É preciso não esquecer que foi com um golo dele pleno de oportunismo, no final do jogo em Manchester, que começou a caminhada do FCP para o título europeu. E para além desse golo que vale uma carreira, muitos outros foram marcados por ele em jogos contra o Sporting, Benfica, etc.. Um trinco de categoria mundial tem que ser capaz de marcar golos, tem que ter grande mentalidade e atitude, não precisa de ter grande técnica. Roy Keane não tinha grande técnica e isso não o impediu de ser capitão e peça importantíssima do Manchester United durante anos a fio e de ser até o jogador mais bem pago do futebol inglês do seu tempo. O Costinha era da mesma cepa. Ao Paulo Assunção faltam essa mentalidade, essa capacidade de marcar golos - não me lembro de ter marcado algum ao serviço do FCP - para ser um trinco de nível mundial. É bom, mas não é excepcional.

Afixado por: Antonino Antunes Antão em maio 1, 2008 04:50 PM

Sim, realmente o Costinha esteve em momentos fundamentais. Tinha um jogo de cabeça excelente e um sentido de posicionamento exemplar durante a marcaçao de livres e cantos.

Nao é verdade que o Paulo Assunçao nao tenha estado em grandes momentos do FCP. Por exemplo, o campeonato de Co Adriaanse foi conseguido muito à custa do seu trabalho de carregador de pianos no meio campo.

Afixado por: Kostadinov em maio 1, 2008 05:31 PM

E Alenichev? E Carlos Alberto? E Pedro Mendes?

Afixado por: Gil Oliveira em maio 1, 2008 05:39 PM

A grande diferença entre o plantel de Mourinho e o de Jesualdo é a existencia (ou nao) de criativos.

Mourinho nao tinha Lisandro, mas tinha Derlei e MacCarthy. Na defesa a equipa tinha rotinas mais "certinha com o meio campo", enquanto agora nao temos nenhum Ricardo Carvalho mas temos um Bruno Alves que para la caminha. Temos um Bosingwa que ataca muito melhor que Paulo Ferreira mas nao defende tao bem como o Paulo defendia nessa altura.
A equipa tinha Maniche com dois pulmoes, Deco que partia qualquer meio campo e aparecia muitas vezes a flectir para as faixas para desiqulibrar, um Alenitchev para segurar bola quando estavamos em vantagem nas segundas partes. Carlos Alberto é um dos muitos génios perdidos. Nao temos um jogador como ele. Nao temos um jogador como Anderson.

Outro factor é a do espaço em que a equipa joga.
O Porto de Mourinho jogava como um bloco mecanizano, a equipa jogava em 30 ou 40 metros.
O Porto de Jesualdo joga em 30 ou 40 metros quando defende quase em cima da sua area. Jesualdo montou uma equipa de transiçoes, que por essa razao se ve mais estendida no terreno e por essa mesma razao o meio campo estoira mais cedo.

A preparaçao fisica era outra. Os jogadores aguentavam melhor o choque e ter um Maniche eum Deco no meio campo, no auge da condiçao fisica ajudava e muito.

Quanto à comparaçao entre Costinha e Paulo Assunçao, sao 2 trincos mas muito diferentes.
Paulo Assunçao é muito melhor técnicamente mas tem um raio de acçao mais limitado. Faz jogar mais e transporta mais bola, mas recupera o mesmo que Costinha e nao é decisivo na area em lances de bola parada.

Depois tinhamos Baia em grande forma. Agora temos Helton que é muito bom, mas nao é um Baia.

Acho que este Porto esta demolidor para o campeonato porque temos um sistema tactico que valoriza a superior qualidade dos nossos jogadores neste campeonato pequenino de galinaceos muito fraquinhos e de kalimeros eternamente mansos.
Na Europa este sistema nao funciona, principalmente nos jogos fora, com equipas com qualidade a pressionar na frente, a toda a lagura do campo. Para isso era necessario um 442 solido que nao temos, merce do treinador e do tipo de jogadores.

Espero que o Ibson e outro jogador de meio campo, venham resolver este problema na proxima época.

Afixado por: Soren em maio 1, 2008 07:42 PM

Concordo completamente com o comentário do Soren acima indicado.
Com o Mourinho tínhamos mais músculo (Maniche), mais criatividade (Alenichev e Carlos Alberto) e muito mais banco (Jankauskas e criativos). E por isso jogávamos mais compactos e não dávamos espaços.
Obviamente isto deixa-nos num estado de uma certa letargia, inércia, pois Maniche é só um, o que obrigou o Jesualdo a estender mais a equipa, o jogador de banco criativo deste ano - o Leandro Lima - esteve de fora durante o ano inteiro, e músculo no banco, desde que saiu o Jankauskas que nunca tivemos massa de combate para segundas-partes.

Isto de facto mostra quão bom tem sido o trabalho do Jesualdo, pois isto são lacunas básicas que se pagam caro na Champions.

Acho que aquisições interessantes seriam: Carlos Martins (ou o Moutinho, mas duvido), alguém como o Hugo Almeida (o retorno do Edgar poderia ser interessante), e o voltar em força do Ibson. Dos outros dispensados seria interessante ver que poderiam dar para o clube, mas não se deveria mudar o esquema. Se calhar é preciso mais trabalho físico para além da disciplina e táctica, tendo em conta que Liverpools e Chelseas correm 90 minutos como se nada se passa-se.

Afixado por: Porrada nos mouros em maio 1, 2008 10:27 PM

Definitivamente que o meio campo do Mourinho era melhor.
A minha única preocupação em relação ao meio campo transcende o Porto. Até ganharmos outra Champions...muita água corre no Douro. E para o campeonato com ou sem Lucho, com ou sem Paulo Assunção, com ou sem Meireles as coisas correm de acordo que o FCPorto nos vem habituando.
A questão fundamental do meio campo do FCP prende-se com a selecção. Não nos esqueçamos quem pontuou a campanha da selecção - o meio campo do Porto. E agora?
Pode-se especular à vontade. O que é certo é que mesmo com o Cristiano-Super-Star-Boy-Parolo-Jogador-Do-Ano, o meio campo defensivo, e mais importante o da transição defesa-ataque, desmorona-se contra qualquer equipa dita grande. E o Deco não está no seu melhor. E o Maniche também não. E trincos?

Vai ser uma sorte se passarmos os grupos.

Francisco P.

Afixado por: Francisco P em maio 2, 2008 12:46 AM

É claro que quando coloquei a "botação" foi a pensar num sistema táctico de 4-3-3, pensando naqueles três indiscutíveis do meio-campo. Mourinho tinha uma fantástica quarta opção que se chamava Alenichev, que Jesualdo não tem. E não creio que o regresso de Ibson venha resolver os nossos problemas. Contiuo a dizer que prefiro de longe o Meireles ao Ibson. Um médio de ataque que não sabe/consegue rematar à baliza não é jogador para o FCP.

Afixado por: guardabel em maio 2, 2008 12:50 AM

eu votava num meio campo paulo assunçao/costinha Lucho a fazer de 8 (que ainda penso que e a sua melhor posiçao, e o magico Deco a 10.

Afixado por: Sergio em maio 2, 2008 02:25 AM

Concordo plenamente com quem aqui recordou o P.Mendes, um grande jogador que está a passar ao lado de uma carreira de alto nivel...a saida dele, mais que prematura, ainda me está atravessada! Concordo tambem com as opiniões de que na europa a equipa tinha que jogar em 4-4-2, e ai, o 4º médio que este ano nos faltou foi o Vukcevic (provavelmente a melhor contratação do ano em Portugal). Neste momento, alem da falta desse 4º médio, existe outro problema para a equipa não jogar nesses moldes: Quaresma. Se queremos ir a algum lado na europa na próxima epoca, ha que apostar no reforço do meio campo, Ibson tem que voltar, Paulo Machado já merece a oportunidade e agora que se fala no interesse do Barcelona em Lucho, porque não uma troca com Deco?

Quanto ao tema do post, voto no meio campo de 2002/2004, se bem que este, a nivel interno, não lhe fique muito atras. A nivel da champions esta questão nem se pode por, já que naquela altura Mourinho jogava com 4 e não 3 médios.

Afixado por: miguel87 em maio 2, 2008 10:13 AM

Ah, e por falar em meio campo e trincos, acho o P.Assunção um jogador fenomenal, de uma importancia e regularidade impressionante, mas não tenho dúvidas que mais cedo ou mais tarde vamos ter um jogador que vai fazer esquecer Assunção e Costinha: Bolatti! Dêem-lhe tempo de jogo e vão ver...

Afixado por: miguel87 em maio 2, 2008 10:26 AM

Bom tópico, mas é um pouco dificil dizer que meio-campo é melhor, este ou o outro. O melhor seria mesmo escolher três dos seis centro campistas: Paulo Assunção, Lucho e Deco. Raul Meireles e maniche (gostos dos dois) teriam de ficar no banco. Claro que seria surreal deixar dois jogadores para a mesma função no banco, um poderia vender-se. Neste momento Raul Meireles, devido à sua forma dste ano, é pelo tão bom como o Maniche - talvez seja melhor.

Para o ano continuaremos a ter um bom meio campo, mesmo que saia o Lucho: Ibson e Leandro Lima são jogadores que ainda vão fazer correr muita tinta.

O Ibson merece uma oportunidade no Porto e o Lima se renovou até 2013 é porque os responsáveis do Porto o consideram uma boa aposta para o futuro.

Afixado por: C.Pinto em maio 2, 2008 10:32 AM

Fazer comparações é sempre subjectivo. No entanto sou levado a opinar que a equipa de Mourinho era melhor. Tinha mais criativos, mais soluções atacantes, defesa mais sólida. E acima de tudo fazia uma pressão muito alta, (agora quando defendem, é muito encostado à defesa) e tinham uma mentalidade ganhadora fenomenal. Bom seria a equipa de Mourinho mais Bosingwa, Alves, Lucho, Assunção, Quaresma e Lisandro.

Afixado por: Seninho em maio 2, 2008 12:09 PM

Uma questão para debate: o problema do nosso meio-campo é que não tem jogadores que chutem de fora em condições. O Lucho tem um bom pontapé mas este ano não se viu a rematar; o Raul Meireles, que toda a gente passa a vida a dizer que tem um forte remate, acerta na baliza uma ou duas vezes por ano e o Paulo Assunção, pura e simplesmente, não chuta!

Se olharem para os clubes ingleses é Lampard, Ballack, Essien, Scholes, Carrick, Gerard,... No tempo do Mourinho tanto o Deco como o Maniche eram fortes nesse aspecto o que também ajudava a fazer a diferença. A capacidade de fazer circular a bola era outro dos pontos fortes que hoje não temos. E que fazem muita falta para controlar os jogos, quando não estamos a atacar.

Dizer que o Bruno Alves e o Pedro Emanuel, por muito bom campeonato que tenham feito, estão ao nível do Ricardo Carvalho e do Jorge Costa de 2003/04, é só para brincar presumo.

Afixado por: Pedro Reis em maio 2, 2008 04:58 PM

As comparaçoes entre a qualidade do Ricardo Carvalho e do Bruno Alves nao sao assim tao descabidas.

Quando o Octavio lançou o Ricardo vi-o jogar varias vezes ao vivo, e quando muitos diziam que era franzino eu dizia que era uma maquina de limpeza. Velocidade de ponta impressionante e um suplesse com a bola nos pés que até assustava. Depois a colocaçao e a técnica do jogo de cabeça eram perfeitas.

O Bruno Alves é um jogador diferente.
Mais possante fisicamente, tem de trabalhar os movimentos de outra forma. Mas ja vi o Porto fazer muito central e este esta a fazer-se e a crescer a olhos vistos.

Esta muito seguro com a bola nos pés, sai a jogar com classe e é irrepreensivel no jogo aereo e na colocaçao. A atitude competitiva e o controlo da emoçoes, que com a ajuda daqueles que o treinam, trabalhou esta época, colocam-no no topo na Europa. Nao é por acaso que ja "da seminarios" no site da UEFA. O seu porte e atitude ja assustam.
Mais outro central made in FCPorto.

Quanto ao Ibson e ao Bolatti, deem-lhe tempo e verao. O Ibson recebeu todos os prémios possiveis no Brasil este ano. Porque teve jogos e esteve em forma. Tem obrigatoriamente de jogar e verao que é o médio mais completo que temos.
Os jogadores precisam de ser integrados e precisam de minutos a jogar em equipa.
O Pepe também era mau central, nao era?

Afixado por: Soren em maio 2, 2008 07:55 PM

Para mim, independentemente de reconhecer a excelente evolução do Bruno Alves, o Ricardo Carvalho para mim é o tipo de central que me enche as medidas. Na linha de Gamarra, Canavarro, Aloísio, etc...

O Bruno Alves pode por exemplo vir a atingir e até superar o nível do Jorge Costa, mas o Ricardo Carvalho é de outra linhagem.

O Pepe é igualmente fantástico porque alia a velocidade e a capacidade de colocação a uma estampa física que lhe dá a capacidade de choque dos centrais "tipo Bruno Alves".

O que não há dúvida é que não existe no Mundo escola de centrais como a do FCP. Quantidade, qualidade e muito $$$ a entrar nos cofres!

Afixado por: Pedro Reis em maio 3, 2008 04:35 PM

Já que estamos a falar de centrais, dou também a minha opinião: Dos quatro centrais (Jorge Costa, Carvalho, Alves e Pedro Emanuel), escolheria sem dúvida nenhuma Cravalho e Alves. Gosto muito do Pedro Emanuel, mas o seu tempo está a ultrapassar-se e não é por acaso que o Porto já tem o Stepanov (é um bom central) e contratou agora Rolando (outro bom central).

Uma coisa foi dito que eu concordo: o Porto de Mourinho tinha jogadores a meio campo que rematavam bem e marcavam alguns golos, não obstante o Porto de hoje também os ter mas não tem sido muito felizes, ou tem tentado poucas vezes o remate....

Claro que o ideal seria mesmo juntar as duas equipas e formar a melhor: Baia, Bosingwa, Alves, Carvalho e Nuno Valente (Fucile), P. Assunção, Deco e Lucho, Quaresma, Mccarty e LIsandro.

Afixado por: C.Pinto em maio 4, 2008 07:55 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?