fevereiro 08, 2009

Cultura grega no futebol

Quique Flores deu ontem um forte abanão na modorra em que normalmente caem as declarações dos treinadores antes dos clássicos. Desta vez, não se ouviu um "que ganhe melhor e que o melhor séijamos nós", nem sequer um "há três resultados possíveis, a vitória, o empate e a derrota" ou "nós vamos atacar quando tivermos a bola e defender quando a perdermos". O espanhol saiu-se com um estonteante "Somos uma equipa espartana", aludindo ao facto de a equipa actuar como um bloco para derrotar "uma equipa geneticamente mais forte que nós". Estas declarações configuram, meus amigos, o maior avanço cultural na Segunda Circular depois dos discursos de Chalana. Não sei se os adeptos benfiquistas tiveram que consultar o dicionário para perceberem o significado das palavras de Quique, mas aquilo que se regista é uma lufada de ar fresco nas conferências de imprensa em Portugal, protagonizadas por este espanhol. Quem já esqueceu isto? Convém, no entanto, avisar o senhor Quique que se há uma equipa em Portugal que, ao longo dos anos, se tem caracterizado pelo espírito de grupo, guerreiro e vencedor, essa equipa chama-se FC Porto.

Publicado por guardabel em fevereiro 8, 2009 12:20 AM
Comentários

Este jogo foi uma redonda desilusão. Um empate arrancado a ferros através de um penalty que deixa duvidas.
O meio campo das bostas superiorizou-se ao nosso no que concerne ao controlo do jogo. Não jogaram melhor do que nós mas cortaram-nos os processos ofensivos com uma simplicidade assustadora.
Mais uma vez se comprova a apetecência desta equipa para vacilar nos momentos fulcrais de cada prova.
Um jogo que de positivo só teve a manutenção do primeiro lugar e a comprovação do Fucile como um dos melhores laterais direitos que vestiu aquela camisola azul e branca.

PS: Cada vez considero mais Jorge Jesus como o homem certo para nos trazer de novo aquele Porto brutal que desapareceu no final da época de 2003/2004.
Pode não ter imagem, pode não ter discurso, pode não ter aquilo que quiserem mas "trata a bola" muito melhor do que Jesualdo Ferreira.

Afixado por: MiguelCanada em fevereiro 8, 2009 10:19 PM

Também fiquei desiludido,embora nao contasse com facilidades.Os mouros nao valem nada,mas nestes jogos até os mancos querem mostrar serviço.O Porto foi melhor e sofreu golo numa altura em que já podia tar a ganhar.Há um lance na area do benfas em que o Lucho é tocado,nao o suficiente para penalty,mas se fosse na area do Porto era um caso para se falar durante a semana toda.Quanto ao penalty,é daqueles que se fosse o benfas nao haviam duvidas pois o defesa pos o braço em frente ao avançado,mas penso que deviamos ter ganho o jogo sem erros de um sócio do benfas.

Afixado por: WOLF em fevereiro 8, 2009 10:43 PM

Um Zero. Não jogámos nada. Nadinha. Vergonhoso. Os brumelhos apresentaram-se muito mais esclarecidos. Não é possível falhar-se golos como falhou o Lucho, isolado de cabeça na pequena área. Não é possível mamar um golo de canto, quando estamos fartinhos de saber que os gajos só marcam golos de bola parada. Ganhámos, porque porque... lá apareceu aquele golo caído do céu, porque não tenhamos ilusões. Perdíamos com estes mancos. Que tristeza, fdx. Mais parecia um jogo de amigos sul americanos. Não há ninguém que explique àqueles palermas como é importante ganhar e golear o benfas.

Afixado por: Pentadragao em fevereiro 8, 2009 11:06 PM

Só faço uma pergunta:
Foi para isto que foi preciso poupar os meninos na 4ª-feira?
Imagino o que seria se não tivessem sido poupados.

Afixado por: Bracarense em fevereiro 9, 2009 12:10 AM

Ficou provado a azelhice de Jesualdo neste jogo, tantas poupanças em Alvalade para nos presentear o pior Porto de 2009, a continuar assim a Champions é uma miragem.
O SLMerdas controlou o jogo todo, a equipa deles estava mais organizada, sempre em duas linhas certinhas, a nossa estava ao descalabro, os jogadores andavam à nora, quanto às penalidades, a primeira sobre o Lucho não se pode considerar porque não só o jogador continuou com a bola, sem problemas para rematar à baliza, como depois a serviu para um companheiro que a desperdiçou para a bancada, na segunda, o contacto de Yebda é tão mínimo, e vê-se claramente o mergulho de Lisandro, que por segundos pensei que o Lisandro era jogador do Cbordéing, isso ou o Proença sofre de uma severa hipermetropia.
Lá empatámos mas empatámos mal, primeiro na conferência de imprensa Quique tinha goleado Jesualdo, motivou as suas tropas espartanas e os adeptos ranhosos do Gloricagalhoso, Jesualdo apenas se limitou a dizer banalidades, como aquela "vai ganhar quem tiver uma mentalidade mais forte ou uma táctica melhor" melhor que ele só mesmo um Lucas inspirado por uma sessão falo-ãragão com assistentes anões, depois os jogadores do Porto acusaram a pressão do descanso prolongado que a Taça da Liga os proporcionou, toda a equipa, técnica e jogadores, subestimou o SLB, resultado? entraram a brincar na primeira parte e saíram dela a perder, ocasiões flagrantes dadas aos porcos, nesta fase não podemos desperdiçar cabeçadas como aquela do Lucho nos primeiros minutos, nem quero imaginar o que acontecerá em Madrid daquia umas semanas, depois, a sensação que me deu em todos o jogo era que o Benfica não tinha vindo jogar ao Dragão mas o Porto que tinha vindo jogar à Luz, tão evidente que era o controlo da equipa do Quique, só esporádicamente é que o Hulk lá chegava à baliza aquecendo um Moreira quase estático durante todo o jogo, Rodriguez e Lisandro bem tentaram tb chegar lá, mas sem um trabalho conjunto deste tridente nada era conseguido, e aí é que resultou o segredo da equipa de Quique, não se divagou nas personalidades de cada um(exepto Di Maria) e defendeu em bloco, depois não percebo a substituição do Meireles e do Lisandro, se o Mariano não era solução, o Farias era só para gozar com o pobo(obrigado Juju, para a próxima vai brincar com o caralho)
Se no outro post dava razão ao Juju começo agora a dar razão ao Quaresma, este treinador de bancada(que é isso que ele é na realidade) não pode, não deve, e não serve para treinar o nosso clube, dá cabo dos jogadores e só pensa na imagem dele nas conferências, nem falo das dezenas de jogadores que emprestámos, ou demos(ALAN) que podiam fazer o corredor direito dez vezes melhor que o Mariano!, ainda para mais a conversa da treta que o Juju teve no fim do jogo serve para limpar o cú da próxima vez que eu vá à casa de banho, a atitude dele numa jogada em que Hulk se isola mas falha o golo nos minutos iniciais, em que o Jesualdo exasperou e deu um salto ao pé do banco, revela que ele transmite e transpõe a insegurança que ele tem aos jogadores, depois no fim aquela avantesma de adjunto, já depois do nosso "penálti", parecia uma peixeira a reclamar no banco levando com ele todos os jogadores lá, depois do "penálti" só restava ao Porto jogar com dignidade e tentar marcar um golo(de honra), mas não a imagem do banco portista era uma rebaldaria de contradições no que diz respeito à arbitragem e ao resultado do jogo, para mim só fico contente com aquela pisada do Lisandro ao joelho do Katsouranis, deu-me gozo ver tantos benfiquistas a suspirarem pelo carrasco que partiu a perna ao Anderson à dois anos, e digo mais, preferia perder este jogo e que o Lisandro parti-se o joelho ao Katsouranis(ficando arrumado para o resto da carreira) do que ganhar um pontinho miserável desta maneira, tenha vergonha senhor Burroaldo...

Afixado por: cian em fevereiro 9, 2009 02:23 AM

Cian,
100% de acordo. Sem nada a acrescentar.

Afixado por: MiguelCanada em fevereiro 9, 2009 05:57 AM

Nao tenho comentado muito, precisamente porque estava à espera de um jogo deste género. Jesualdo claudica sempre nos momentos mais importantes. A amostra que temos já é de anos, o que torna estas coisas previsíveis. Com um plantel nitidamente superior ao SLB, que tem sido regra nos últimos anos, nao consegue mais do que exibiçoes sofríveis. É certo que o campeonato consiste em muitas jornadas, com muitas outras equipas que nao o SCP e o SLB. No entanto, é em momentos como estes que se vê o estofo de campeao que um treinador tem. Há ali um problema de motivaçao grave, que se arrasta há anos. Aquele meio campo jogou com uma apatia confrangedora e nao fosse a inépcia benfiquista aliada a uma má arbitragem, a derrota teria sido certa. É nestes jogos que um treinador de craveira retira o melhor que há em cada um dos seus jogadores e transmite plenamente a sua ambiçao vencedora, a oportunidade de abrilhantar a camisola que vestem com o seu contributo. Jesualdo, nesse aspecto tem demonstrado que vale zero. É um labrêgo ao volante de um Ferrari. Pérolas a porcos.

Caro Cian:

"quanto às penalidades, a primeira sobre o Lucho não se pode considerar porque não só o jogador continuou com a bola, sem problemas para rematar à baliza"

Nao existe lei da vantagem nas grandes penalidades. Se havia falta sobre Lucho, devia ter dado origem ao correspondente penalty, ainda que o jogador pudesse manter a posse de bola na sequência do lance.

Afixado por: Kostadinov em fevereiro 9, 2009 10:37 AM

Pelo aquilo que li e pelo que vejo aqui fico feliz por não ter esperado pelas 3 da manhã para ver o jogo na RTPi.

No entanto, não me deixo de sentir enojado pelos comentários feitos durante o resumo do jogo no Bom Dia Portugal. O Porto só empatou por causa de um penlaty que não existiu, mas falar do penalty do Reyes sobre o Lucho e da expulsão do Sidnei aos 26 minutos é grupo.

De qualquer forma, é miserável perder pontos em casa seja contra o Benfica ou seja conta o Santa Cona do Assobio Sport Clube.

Afixado por: van d'Alho em fevereiro 9, 2009 10:42 AM

Após o golo do empate o que se viu foi o Benfica a jogar no meio campo do FCPorto. E a criar perigo, e não só em lances de bola parada. Viu-se também que Quique tinha mais opções no banco. E mais cabeça para as utilizar. Fiquei triste ao ver a cara de pânico de Helton, no final do jogo, quando viu que Carlos Martins ia entrar só para marcar aquele livre, em contraponto ao "nem aquece nem arrefece" da entrada de Farías.
Quanto à unanimidade e frustração da comunicação social em relação ao penalty marcado contra o Benfica só vejo uma justificação: para eles no futebol só se fazem faltas com os pés. O bracinho de Yebda a impedir a progressão de Lisandro não conta. Como também não conta o penalty sobre Lucho que Pedro Proença “resolveu” aplicando, mal, a lei da vantagem.

flamadraculae.blogspot.com

Afixado por: flamadraculae em fevereiro 9, 2009 11:28 AM

Tenho a nítida sensasão que o campeonato este ano já era... um campeão perder tantos pontos em casa, seria algo inédito... já vamos no 3º empate seguido e o próximo jogo é outra vez em casa, contra uma equipa fechadinha... se temos ao "azar" de dar mais uma abébia e os merdas passarem para a frente, xau.

Afixado por: Pentadragao em fevereiro 9, 2009 11:46 AM

Pela primeira vez em muito tempo, não festejei aos gritos um golo do FCP contra o SLB.
Porquê?
Esta exibição do FCP foi confrangedora.
No papel, o FCP tinha tudo para vencer o jogo.
Na prática?....bom, uma lástima.

Quanto ao penálti, depois de na quarta-feira, duas rajadas de vento terem feito tombar os jogadores do SCP, porquê esta escandaleira?
Até "O Jogo" embarcou na histeria global do "Mass Merdia".
Este penálti foi falso? Talvez. O Yebda agarra o Lisandro, mas não digo que tenha sido o suficiente para o fazer cair.
E ainda há o primeiro penálti. Não há lei da vantagem nesses lances.
O jogo com o SCP vai ser capital. Se sair desse jogo à frente da classificação, terá tudo para ser campeão (aguardando ainda o jogo entre os dois merdas da 2ª circular). Se não sair, poderá ser muito complicado.
Mas a verdade é que depois dos jogos em Novembro/Dezembro com Dínamo, Arsenal, Sporting (para a a Taça) em que o FCP se saiu com brio, sou obrigado a dar o benefício da dúvida ao Juju.

Como se tivesse outra alternativa....


P.S. O golo em fora de jogo que o David Luiz nos marcou o ano passou (com a ajuda de Lucho) e que nos subtraiu uma vitória na Luz também falseou o resultado . Sabemos bem qual foi a reacção (ou melhor, a ausência dela) da comunicação social nesse lance.
É só comparar as primeiras páginas...


Parece que estou a ouvir o labrego logo à noite na Porto Canal: "Foi escaundaluoso!"
Dá-lhe Manuel Serrão!!!

Afixado por: Ribeiro em fevereiro 9, 2009 12:37 PM

tens razão Kosta, realmente não há essa lei na marcação de pénaltis, mas se vamos pensar assim caímos no erro dos calimeros, assim qualquer toque na grande área é penálti, então o Braga tem razão no nosso jogo foi roubado, teve 3 penáltis!, o quero evidenciar com isto é que só no Benfica e no Sporting é que estes penáltis costumam contar, nós estamos habituados a ganhar por outro lado, pela via do esforço em conjunto da equipa, o que não se viu no Dragão.
Tb digo que há certas leis que às vezes estão erradas, o Lisandro já chegou a marcar em fora-de-jogo num lance em que vem buscar a bola atrás e não beneficia da sua posição, como por exemplo o primeiro golo do Porto ao Braga este ano, onde o Meireles centra para o lado, ligeiramente para trás, e o Hulk vem buscar a bola atrás, e todos dizem que é fora-de-jogo, eu não concordo, e acho que no caso do penalti ao Lucho, se fosse marcado penálti, além de darmos razão aos Liedsons, Moutinhos, Postigas e Nunos Gomes deste país, que caem ao primeiro toque, então o nosso futebol transforma-se num supermercado de penaltis ao sabor do vento, Lucho, como qualquer jogador do Porto que se preze, levantou-se de imediato, porque o toque "inocente" de Reyes não lhe causou transtorno nenhum, e podia ter marcado golo logo a seguir, assim como, penso eu, o Raul Meireles, e quantos penaltis não sao marcados nos cantos e livres com puxões e empurrões sem consequência(não estou a falar claro dos mimos do Luisão aos jogadores do Porto) e o penalti do Yebda ao Lisandro, para mim, continua a não ser penálti, Lisandro provoca o toque, que, mesmo assim, só uma velhinha caíria com aquela intensidade, por amor de Deus! pensem se fosse ao contrário, lembram-se daquele livre à entrada da área do Porto que deu golo à uns anos em que o Postiga(ainda nosso) faz falta ao Moutinho ou ao Polga(já não me lembro) uma falta ridícula onde ambos os jogadores tentam chegar à bola e o Postiga por pôr o braço em cima do ombro do adversário, relembro com quase a mesma intensidade que o Yebda põe o dele à frente do Lisandro, o "militar" marca a falta com o teatro do sportinguista a rebolar-se no relvado, agora claro que se considerarmos qualquer toque num jogador adversário dentro da área como penálti, não se queixem dos jogadores do Sporting quando estes vierem ao Dragão em Março...

P.S.: O Socolari saíu do Chelsea pela porta mais pequena do cú do cavalo, não seria boa ideia fazer o mesmo com o JuJumerdas? podiamos vende-lo ao Chelsea(de graça) e iamos buscar algo melhor, não é difícil...

Afixado por: cian em fevereiro 9, 2009 05:44 PM

Ok Cian,

mas em que ficamos?
Um contacto leve e quase fortuito (como o de Yebda e o Pedro Emanuel sobre Polga) é penalti?
Ou, pelo contrário, o árbitro deve deixar seguir?
Qualquer uma das duas opções me serve.
Mas tem é que ser aplicada sempre da mesma forma em todas as situações.
Ontem estava com um amigo a ver o jogo, e após a repetição, antes da marcação do penalti, quando o lance passa a ser duvidoso, ele disse "Eh pá, prefiro que falhe".
Eu pelo contrário disse: "Tem que marcar"
E porquê?
Porque, dê por onde der, somos sempre fodidos.

Um jogador do Rio Ave joga a bola com a mão à descarada na área? Não interessa, são lances do jogo. Pasquins "dixit".
O Lisandro é derrubado na área com o Trofense? isso é irrelevante, o que interessa é que o Trofense fez um grande jogo. Pasquins "dixit".

Caga no erro da arbitragem.
Aplicando exactamente os mesmos critérios que foram seguidos em Alvalade, esta semana, o árbitro teria que marcar este penálti. O resto é conversa para boi dormir e para Pedro Fonseca achar que sabe falar português.

E se quiseres ver um lance (quase) semelhante a este, vê o último SCPxFCP para o campeonato (creio que este ano), num lance entre Moutinho e Tomás Costa.
Viste primeiras páginas de jornais?
Viste alguém a dizer que tinha nojo deste país?

Estou tranquilo, pois no jogo contra o Trofense, perante o lance do Lisandro disse (e mantenho) que não foi por aí que o FCP perdeu o jogo.
E aqui digo o mesmo.
Quem quer ganhar tem que jogar mais.
Para mim, foi um resultado justo.
Quem ouvir os merdas vermelhos, e sem ter visto o jogo, poderá pensar que o FCP foi às cordas no jogo de ontem.

Recuemos um pouco no tempo.
Em 1987, tinha 17 anos.
O FCP foi campeão europeu nesse ano.
Tinha uma equipa como eu nunca mais vi (pelo menos ao vivo): Madjer, Futre, Jaime Magalhães, Mlynarzik,....
Pois olha, já nessa altura, tinha que aturar os merdas dos Benfiquistas a dizer que o FCP só ganhava à custa da arbitragem.
O discurso "à Lucas" já vem de há muito tempo.
Acontece é que 6 milhões de invejosos, despertam a cobiça dos jornais (até o Jogo, agora) e por isso há que aproveitar a onda, e fazer primeiras páginas.

Outro exemplo?
O lance do golo do Braga de ontem.
Entrou? Não entrou?
Não sei.
Mas se fosse o Benfica, para além de teres a primeira página da Bola a sentenciar "Não entrou!" terias também audiências com secretários de estado e ministros.

Se calhar, para ti é mais difícil, pois penso que vives em Lisboa.

Isola.
Esquece a arbitragem, o que interessa é saber se a nossa equipa pode ou não jogar melhor.
E a resposta é: claro que pode.

Quanto ao Scolari, só pode ter um destino: o SLB!


Afixado por: Ribeiro em fevereiro 9, 2009 09:37 PM

Comente

Obrigado por se registar, . Já pode comentar. (Sair)

(Se nunca comentou aqui o seu comentário pode ter de ser aprovado para publicação pelo editor do blogue. Terá de esperar por essa aprovação para que o seu comentário surja. Obrigado pela espera.)


Recordar-me?